segunda-feira, 25 de outubro de 2010

As meninas e a ostra
Duas meninas caminhavam por uma praia e encontraram uma ostra.
-É minha! - Gritou uma, baixando-se para a apanhar.
-Que dizes? -exclamou a outra, empurrando a sua amiga.
-A ostra é minha porque eu a vi primeiro.
-Não! – protestou a primeira.
-Acaso não fui eu quem a recolheu do chão.
-Resta saber - insistiu a sua amiga - qual de nós duas desfrutará esta ostra; será a que primeiro a tiver visto e a outra contentar-se-á com olhar.
-A ostra é minha!
Se tu a viste, eu toquei-lhe primeiro!
Mestre Glutão, ouviu a disputa e aproximou-se delas.
-Será juiz deste litígio, por favor - suplicaram-lhe.
 -Vejamos - disse gravemente mestre Glutão , pegando na ostra.
-Tendo em conta que a vi primeiro – disse uma das meninas - não é verdade que a ostra é minha?
-Não lhe dês ouvidos! - gritou a outra.
-A ostra é minha porque eu a apanhei.
Mestre Glutão, pausadamente, abriu ostra e, ante o assombro das duas meninas comeu-a.
Terminada a refeição, o improvisado juiz sentenciou:
-Tomai cada uma de voz uma concha e separai-vos em paz.

Joana Quaresma