A cinderela e as irmãs bondosas
Era uma vez, uma madrasta que era muito bondosa e as suas três filhas também. Tinham uma irmã, a Cinderela, que era muito má e autoritária, fazia delas, suas criadas. Tinham de limpar a casa e cozinhar para ela.
Certo dia foi anunciado pelo rei, um baile para encontrar uma noiva para o seu filho, o príncipe.
A Cinderela com a mania das grandezas, foi logo comprar um lindo vestido, sapatos e muitas jóias para o baile.
A madrasta, ficou muito entusiasmada com o baile e pensou que poderia casar uma das três filhas, com o príncipe, dando-lhe assim a oportunidade de deixar de ser criada.
Como a Cinderela é que era rica, ela não sabia como havia de arranjar roupas para as filhas irem ao baile. Depois de muito pensar, teve uma ideia. Foi ter com a Cinderela, e disse-lhe, que de certeza ela casaria com o príncipe, uma vez que era tão bela e que por isso, seria melhor arranjar o palácio, para quando o noivo lá fosse.
Cinderela pôs logo a madrasta e as irmãs a trabalhar na nova decoração do palácio, mudou móveis, pintou paredes e colocou cortinados novos.
A madrasta com os antigos cortinados, que eram lindos, cor-de-rosa com estrelinhas prateadas, fez três lindos vestidos de princesa, um para cada uma das suas filhas. Entregou-lhes os vestidos, e recomendou-lhes que no baile se mantivessem longe da irmã, para que ela não as visse.
Cinderela, toda a noite dançou, com o príncipe, não deixando as outras princesas do reino aproximarem-se dele. As suas irmãs, passaram parte do baile, a dançar, mas no jardim, com medo da Cinderela as ver e gozar com elas por estarem vestidas com os cortinados.
O príncipe de tão cansando que estava da Cinderela, resolveu, ir ao jardim, com mais dois príncipes seus amigos, apanhar ar. Assim que viram as três irmãs ficaram encantados, mas como a Cinderela veio logo a correr atrás do príncipe, quando se voltaram as três irmãs já tinham desaparecido, misteriosamente, deixando cair, a primeira um brinco, a segunda um colar mágico e a terceira uma pedrinha da sua tiara.
No dia seguinte os três príncipes foram procurar as princesas, e qual não foi o espanto da Cinderela, quando viu que as suas irmãs é que iam casar com os príncipes.
O brinco, era tão especial que só brilhava junto com o outro brinco, que era da irmã mais nova, o colar só se fechou no pescoço da irmã mais velha, e a pedrinha só brilhou na tiara da irmã do meio.
As irmãs casaram e a Cinderela ficou a viver sozinha no palácio, a ter que fazer tudo sozinha.
Texto realizado por: Beatriz Nunes e Tomás Pinto